sexta-feira, 6 de novembro de 2009

o choque

Como já sabemos os nossos cérebros são divididos por diversas áreas: existe a área do prazer, do medo, entre outras, estas áreas de nossos cérebros acumulam informações de nossas experiências.
Essas áreas são interligadas por neurônios que estão em constante mutação, neurônios nascem e morrem a todo instante e modificam de lugar, como estes atos ocorrem?
Vou tentar colocar aqui de uma maneira fácil de entender: Quando você era ainda criança ou adolescente e sua mãe colocava uma cebola em seu prato, você logo retirava e se a mastigasse você chegava a passar mal, isto ocorria porque a informação que você tinha era que cebola era algo ruim e quando esta entrava em contato com seu paladar o neurônio ligado a esta informação estava enraizado na parte do cérebro que identificava as “coisas ruins”.
Mas com o passar do tempo, com a informação de que aquele alimento é bom e que faz bem ao seu organismo, você passa a comer e pensar no bem que ele te traz, este ato faz com que o neurônio ligado a ele se desprenda da parte do cérebro que significava uma coisa ruim e passa a se interligar a parte do cérebro que identifica as coisas prazerosas.
Este foi um ato enraizado, ele foi construído através de anos e mesmo que você coma uma cebola estragada não irá deixar de gostar da cebola, pois, a cebola não é estragada constantemente, mas, com toda certeza se calhar de você passar a comer cebolas estragadas constantemente irá ter repulsa da mesma.
Fiz o comentário acima pra que você lembre como funciona nosso cérebro normalmente, mas, o que eu quero tratar aqui é do choque, um exemplo muito bom do choque é o das drogas, sabemos que quando uma pessoa ingere qualquer substancia tóxica que altera nosso funcionamento cerebral que esta pessoa está realizando um choque no cérebro.
Exemplo: quando alguém ingere cocaína é tomada por uma onda de felicidade e sensação de poder, isto ocorre porque foram criados milhões de neurônios e estes foram ligados a parte do cérebro que nos dá prazer, aumentando esta sensação de maneira espantosa. É ai que esta o problema, como esses neurônios foram criados e ligados de maneira abrupta, eles também morrem da mesma forma e acabam por destruírem outros que existiam antes da dose.
Ocorre que com a morte dos que já existiam anteriormente o indivíduo passa a ter o efeito contrario, uma sensação de desconforto, se acha a pior das criaturas e passa a ficar depressivo, precisando de uma nova dose para se sentir novamente capaz e ai ele entra num ciclo sem fim.
Agora que lembramos como funciona o nosso cérebro podemos entender melhor como uma pessoa chega à loucura com o choque e por isso nós não vivemos no limite de nossas forças a todo instante, pois, quando atingimos este estágio criamos neurônios e os destruímos.
Acredito que seja fácil lembrar-se de alguma briga ou bate boca que você se envolveu e resolveu de forma abrupta invocando uma força muito superior a utilizada por você normalmente e que logo depois de passado o problema você se sentiu mal ou culpada, mesmo quando estava correta e obteve êxito em sua demanda. Lembra? Isto ocorreu pelo mesmo motivo que ocorreu com o drogado.
Portanto cuidado com estes problemas acontecendo de maneira constante em sua vida, alguns chegam à loucura. O choque é benéfico, mas, perigoso, devemos tomar cuidado com ele, muitos conseguem chegar entrar neste estágio de maneira constante e no controle da situação, mas, até mesmo estes podem enlouquecer.
A loucura pode vir das duas vertentes citadas acima, tanto vem pela euforia da busca da felicidade como pela constante dos problemas. O choque deve vir apenas em momentos de superação, pois, a recuperação dos neurônios perdidos leva um bom tempo para acontecer.
O lado bom do choque é que ele não fica enraizado, você pode sim perder alguns neurônios, mas, isso não quer dizer que esta perda não se recupere, se você voltar a sua vida normal e evitar esta sensação por bastante tempo poderá se utilizar dela quando precisar, agora, não deixe se levar por esta maneira fácil de resolver seus problemas, você pode acabar ficando louco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário