sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Crítica

Uma crítica jamais será bem vinda, o ser humano é provido de um narcisismo grandioso, segundo Dale Carnegie, uma crítica coloca o criticado em uma posição de defesa, poucos são os que tomam uma crítica como algo construtivo ou algo de boa intenção.
Reparem que quem critica alguma pessoa esta querendo impor a sua própria opinião sobre o acontecido, geralmente não teria coragem de se expor aos comentários alheia ou não aceita que a sua crença de uma vida inteira estava na direção errada e quando se depara com uma nova verdade a tendência é não aceitar de início e esses que eu citei por ultimo chegam a criticar ao seu próximo inclusive com ofensas, para eles o mundo cai.
Aprendi com meu mestre de karatê que quando apontamos o dedo indicador à outra pessoa outros três estarão voltados a nós mesmos e que um certamente estará indicado ao chão que nos simboliza o inferno. Este simbolismo só vem reforçar que a crítica não deve ser realizada.
No cristianismo Jesus nos ensina que não devemos julgar ao próximo, pois, assim como julgarmos também seremos julgados e a crítica é uma forma de julgamento, procure não criticar, mesmo que a sua intenção seja “boa”.
Lembre-se de quando tentou ajudar alguém e o resultado foi uma briga, existem casos em que uma pequena crítica acaba por desmanchar grandes amizades e por isso procure não criticar, mas, se você gosta muito de uma pessoa e quer que ela ouça seus conselhos, procure agir de maneira sábia, não faça isso de qualquer modo, espere o momento adequado para tentar orientar.
Saber a hora correta de abordar uma pessoa para lhe dizer que ela esta errada, ou que não entendeu corretamente como se procede em determinadas situações é um ato muito perigoso, avalie se quem você estiver tentando orientar vale o risco que você irá correr, pois o momento correto ou adequado jamais poderá existir neste campo da vaidade humana.
Saiba que nenhum ser humano se julga errado ou maldoso. Todos os homens se julgam pessoas de bom coração e de boas intenções. Tive a experiência de trabalhar como carcereiro na prisão de militares da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e jamais ouvi de um preso que ele estava ali cumprindo pena por sua própria culpa. Para cada preso que eu perguntava o que havia acontecido sempre existia uma explicação para inocentá-lo.
Hoje trabalho com empréstimos e com planos odontológicos e não existe uma pessoa que pegou empréstimos comigo que não tenha se enredado por conta de outros, as histórias se repetem, ninguém se julga culpado, todos nós somos incompreendidos e por isso, não critique.
A maneira mais correta de tentarmos ajudar a quem temos uma queda por criticar é a de nos colocarmos no lugar dela, é tentarmos entender o porquê de aquela pessoa agir daquela maneira e se for inevitável devemos utilizar de técnicas para a cruel abordagem. Mas somente faça isto se valer muito à pena.
Vou tentar aqui lhe dar algumas dicas, que poderão lhe ser útil na hora da abordagem a quem você deseja muito abrir os olhos e saiba que mesmo que você obtenha um resultado satisfatório para a vida daquela pessoa, ela jamais lhe dará os créditos e possivelmente jamais irá querer te ter por perto ou se for inevitável a ela que você conviva com ela, dará os créditos a outro e não a você.
Pedro Bial nos diz que conselho é uma forma de nostalgia, é uma coisa que tiramos de nossas experiências e reciclamos, pintamos, bordamos, damos uma aparadinha e oferecemos aos outros como se fosse uma coisa bela e por isso devemos ter paciência com quem nos concede os conselhos, mas, também devemos ter muito cuidado de quem os compramos.
Uma das técnicas que aprendi é a de não criticar, ensinar ou orientar a quem está tomando o rumo errado, na presença de outros, desta maneira estará criando um grande debate que não será bom pra nenhuma das partes, inclusive a quem presenciar tal debate.
Aqui vai um conselho. Em particular, primeiro elogie a pessoa a quem você quer ajudar, diga que ela é especial, que a admira, diga inclusive que ela é uma pessoa em que você confia, acrescente elogios a sua inteligência, assim, você estará preparando o terreno, RS...
Depois de em separado até mesmo noutro dia, após ter preparado o terreno, procure se puder uma história que a faça refletir, conte algo que lhe aconteceu para que ela mesma lhe traga a solução, diga que ocorreu o mesmo fato que você deseja resolver, mas, que este fato tenha acontecido com outra pessoa e não com ela. Lembre da história de David, o profeta deixou que ele mesmo desse sua própria sentença.
Não se apresse a consertar ou alertar qualquer pessoa, você pode ser mal interpretado, uma pessoa criticada ou alertada, entende que você a esta chamando de burra ou ignorante, por isso, cuidado, não critique, as vezes é melhor deixar que a pessoa aprenda sozinha com suas próprias experiências, se conselhos fossem pra serem dados nós ouviríamos os dos nossos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário