sábado, 19 de setembro de 2009

Não critique

Não sou melhor nem pior que cada um dos senhores que estão aqui! Bradou certa vez um parlamentar da tribuna aos seus colegas que o ouviam no plenário. Este parlamentar estava coberto de razão, não somos melhores nem piores, somos todos iguais!
Quem nunca ouviu dizer que pra se conhecer um homem devemos dar poder a ele. Ora somos todos iguais e as nossas diferenças estão apenas nas oportunidades que tivemos na vida.
Como sempre digo, nosso subconsciente que é o responsável por criar nossas vidas se molda de acordo com as informações que passamos a ele desde a concepção e somos frutos do meio em que vivemos literalmente.
Dê poder a um homem e ele exercerá poder, dê uma vida miserável, cheia de maldades a alguém e ele somente lhe proporcionará este tipo de ação, pois, assim se fará o mundo dele.
Vivemos hoje em uma sociedade que aprendeu a educar seus filhos, somente a base de chineladas, escreveu não leu o pau comeu, vimos até mesmo em novelas este tipo de atitude para se resolver pendengas, portanto, quando dois indivíduos tem uma divergências eles resolvem na maior parte dos casos na porrada. Dependendo claro de como ambos foram educados.
Trouxe os assuntos acima a baila pra tentar demonstrar que somos iguais sim em nossas essências, mas, diferentes em nossos mundos individuais, nós somos frutos do meio em que vivemos.
Quantas vezes você já identificou a profissão de alguém pelo seu modo de ser, de se vestir ou de se comportar, pelo modo como fala ou escreve, isso se dá porque na verdade cada indivíduo se molda ao mundo ao qual ele está inserido.
Portanto, não devemos achar que somos melhores que alguém, somos todos iguais, por este motivo não devemos criticar a ninguém qualquer atitude tomada ou qualquer ato reprovável que esta pessoa tenha cometido, se estivéssemos no lugar desta pessoa, com as mesmas oportunidades da vida dela, teríamos tomado as mesmas atitudes, eu disse se tivéssemos tido todas as oportunidades, isto esta incluído as boas e as más oportunidades.
Não quero dizer aqui que todo ato deva ser justificável, quero dizer que não devemos atirar pedras em quem pratica atos errados.
Hoje em dia escuto muito a palavra "justiça", mas, acredito que estão simplesmente confundindo justiça com vingança.
A vingança é um ato totalmente reprovável, a vingança nos consome e não se faz justiça.
Que tipo de justiça se pode condenar um rapaz de dez anos de idade que de posse de uma arma mata outra criança de dez anos. Que justiça pode condenar um pai que ao ver seu filho passar necessidade se apossa de uma arma e sai as ruas pra roubar. Que tipo de justiça pode condenar uma pessoa que jamais teve oportunidades na vida de entender que ser traficante é um sinal de poder dentro da sociedade que ele faz parte.
Eu poderia continuar colocando aqui perguntas a cerca do que é ou o que não é justo, mas, não nos levaria a lugar algum este tipo de debate, quero sim dizer a vocês que o homem é fruto do meio em que ele vive e das oportunidades que ele obteve, quero dar aqui um pequeno exemplo:
Eu devia ter entre 14 e 16 anos de idade e naquela época andava de ônibus para ir a escola, praia, etc... Inúmeras foram as vezes em que pulei a roleta, trocando até socos com o trocador, passava por baixo da roleta levando chutes e empurrando os pés do trocador e por vezes dava o chamado calote por traz, assim que a porta abria eu e meus amigos descíamos às pressas pela porta traseira, pra mim, aquela era uma pratica normal todos faziam aquilo. Era uma resposta do modo como éramos tratados, os ônibus eram decreptos, mal cheirosos, bancos horríveis, motores barulhentos, alguns passageiros fumavam dentro deles, outros andavam sem camisa, era um local sem qualquer tipo de educação.
Anos depois, veio a inauguração do metrô e eu quando entrei pela primeira vez no metrô não me senti muito a vontade, eu na verdade não sabia nem como me comportar dentro dele, sentia certa vergonha, acredito que não só eu, mas, todos que andavam nos ônibus no Rio de Janeiro.
No metrô não vemos cobradores nas roletas e ninguém pula, passa por baixo ou sequer passa junto, todos respeitam a sua cobrança; No metrô ninguém joga papel ao chão e nem se fuma nas suas dependências, nele não vemos ninguém transitar sem camisas ou descalços, o porque de tudo isso? Dá-se ao fato de que ali todos percebem como estão sendo tratados, com respeito!
Como diz MD2 respeito é pra quem tem, ou seja, se você deseja respeito, respeite.
Veja bem, passei por todo esses assuntos pra dizer a você que não devemos criticar a ninguém, devemos antes refletirmos sobre o porque aquela pessoa tomou tal decisão e quais foram as situações da vida que a mesma foi submetida e que tipo de educação ela teve na sua vida.
Devemos ainda saber quais tipos de fatores levaram uma pessoa a praticar um ato errado e mesmo diante de todo tipo de certeza jamais devemos criticar.
A crítica jamais será construtiva, escuto este disparate por diversas vezes e não cabe em nenhuma situação, critique o gosto musical de um amigo e ele ficará ressentido contigo, critique a jogada errada e ele não te toca mais a bola, rs.... Experimente dizer que ele errou ao comentar qualquer assunto de sua vida com outra pessoa, ele naturalmente irá te explicar o porquê ou ficará irritado contigo.
Saiba que até mesmo o cachorro você não o conserta com tapas e nem com maus tratos ou críticas, observe um adestrador de cachorros ensinando a ele qualquer truque, ao acertar o treinador da recompensas ao cão e isso podemos observar no trato com as baleias e golfinhos, todos são recompensados diante de seus acertos.
Observamos o senador da república Suplicy levantando um cartão vermelho para o presidente do senado José Sarney em um ato de crítica contra a posição do Sarney de permanecer a frente do senado federal, ato reprovado por toda a sociedade.
Observe que de um lado estava Sarney sendo alvo da crítica de um colega seu diante de toda a sociedade, que estava indignada com a posição do senador que mesmo sendo desmascarado em diversos atos reprováveis não cedia aos pedidos de todo senado em deixar seu cargo e mesmo assim Sarney se achou um injustiçado pelo colega que moralmente devia exigir dele uma atitude correta.
Ora saibam que nenhum ser humano é capaz de assumir seus erros e quando Suplicy lhe criticou noutra seção onde praticamente só estariam no senado Suplicy e Sarney e mais uma vez Suplicy o criticou, Sarney fez até beicinho pro Suplicy, eu pensei que o Senador Sarney iria chorar naquele momento, ocorre que mesmo sendo autor da crítica, Suplicy quase passava mal durante sua fala, ele sabia o quanto estava errando ao criticar a atitude de seu colega.
A crítica não faz bem ao crítico e nem ao criticado e ninguém é consertado com críticas, portanto, quando alguém realizar algo que você não estiver de acordo, procure o lado bom da vida de quem você iria criticar e elogie. Dê a quem errou a oportunidade de julgar o seu próprio ato e talvez assim, ele irá se consertar ou então poderá pedir desculpas, sem que você aponte seu dedo em riste na direção dele e saiba que quando você apontar um dedo a alguém você estará apontando ao menos três em sua direção e um pro lado de baixo que simboliza o "inferno".
Eu devia ter terminado aqui minhas palavras sobre este assunto, mas, me veio a lembrança agora um fato que me marcou. Quem não se lembra da briga travada entre dois BBBs, o cowboy e o alemão, lembra disso, a briga era diária, paralisou todo o Brasil, quando o Cowboy foi eliminado houve festa, até mesmo o Bial bradou, "roda pião", a briga era feia, mas, o que me chamou atenção naquele evento foi o dia em que Bial ao entrar ao vivo pediu a cada um que citasse alguma coisa de bom que havia no outro.
Naquele momento, eu que também estava envolvido com aquela briga toda senti um peso saindo de minhas costas, os dois participantes citaram coisas boas um do outro e por alguns momentos todos ficaram leves.
Portanto, antes de criticar alguém por qualquer ato, pare e reflita, pergunte a você mesmo quais qualidades aquela pessoa possui, experimente elogiar e verá como tudo será resolvido de maneira melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário