sexta-feira, 4 de setembro de 2009

felicidade

A felicidade esta dentro de cada um de nós. Somente você saberá onde encontrar a tua felicidade.
Vivemos em um mundo capitalista e a maioria de nós atrela obter sucesso nesta vida à prosperidade financeira, o que nao esta totalmente errado, mas, esta é apenas uma das vertentes que devemos conquistar em vida.
Certa vez escutei em um filme uma renomada atriz dizer a seguinte frase: quem diz que a felicidade não se compra é porque não sabe o endereço da loja.
Concordo em parte com a frase citada pela atriz que para ela ser feliz comprando a felicidade é uma verdade, mas, esta afirmativa me leva a citar outra frase que ouvi na TV, o apresentador disse que: a verdade é tão valiosa que ela tem que ser cercada por diversas mentiras.
O fato de acreditarmos que a felicidade pode ser comprada é uma verdade, mas, somente se vier cercada de mentiras, pois, o amor atrelado ao dinheiro se acabará junto com a fortuna adquirida, se a fortuna jamais se acabar, você certamente viverá uma mentira eterna.
Não quero dizer com isso que quem tem dinheiro não terá um amor verdadeiro, eu citei o amor comprado, onde quem diz que te ama na verdade ama o que voce possui e não o que voce é, este "amor" será cercado de conflitos, por outro lado, é certo que quem possui fortunas e tem um amor verdadeiro vive no reino dos céus.
Ocorre que a felicidade plena não está somente em se obter dinheiro, a felicidade para ser completa deve ser conquistada em todas as vertentes da vida. Porque, você poderá obter dinheiro, amor e não ter uma vida saudável, pois, poderá lhe faltar a saúde.
Portanto a felicidade não vem somente do adquirir dinheiro, com dinheiro tudo fica mais fácil, isto é certo, mas, o ideal é que sejamos felizes com apenas o necessário para nossa subsistencia e para algumas pequenas extravagancias necessárias para cairmos em depressões devido ao fato de não alcançarmos o lugar mais alto de uma sociedade capitalista. não estou dizendo pra ninguém se acomodar pelo que já conquistou, mas, para que fique agradecido com a conquista momentanea.
Assisti a um documentário onde concluíram que a felicidade alcançada por alguém em média dura dois anos, que após este período, a felicidade pelo objetivo alcançado se acaba e para esta pessoa tudo passa a ser normal e ela agora somente estará feliz quando alcançar novos objetivos.
Já dizia o nosso amigo Raul Seixas em uma de suas canções, não estou me recordando agora a letra, mas a mensagem é que ele chegou a um patamar de conquista que ele mesmo se pergunta: e daí o que fazer agora? Mas também em outro momento ele diz ter coisas grande pra conquistar e que não pode ficar ali parado.
Todas nossas felicidades materiais são momentâneas, somos felizes apenas por períodos e devemos então sempre estar em busca de algo, Jesus ao curar algumas pessoas, dizia para as mesmas: levanta-te e anda, jamais disse agora pode descançar ou ficar parado, quem que foi cego por uma vida inteira e passou a enxergar que não deve se sentir feliz? Mas, alcançada a graça deve agradecer e começar vida nova e tentar alçar outros voos, pois nem todos que enxergam são felizes para sempre.
Para o universo devemos contribuir com ações, somente os mortos devem permanecer parados, o planeta terra se movimenta em volta do sol e sobre seu próprio eixo, o mar em sua imensidão movimenta suas marés e jamais para. Jesus quando tentou pegar figos na figueira e não havia figos ali, ele mandou que ela secasse e ela secou, ou seja, morreu.
Portanto, devemos sim, sermos felizes, mas, para sermos felizes devemos colocar nossos objetivos em coisas mais valorosas, o fato de não alcançarmos uma posição na sociedade de destaque ou não conseguirmos dinheiro para comprar coisas que nos trazem status e admiração, nao quer dizer que nao podemos ser felizes.
posso afirmar aqui que a felicidade atrelada ao dinheiro ela é passageira pois esta vem das coisas do homem, agora a felicidade duradoura vem através das coisas divinas, que é o amor, quando o amor é verdadeiro este não tem tempo pra se acabar, ele dura realmente, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.
Devemos cumprir nossas funções de maneira alegre e de maneira eficaz pois, isto transforma, como citei acima, se colocarmos amor no que fazemos nosso sucesso vem de maneira inesperada, Jesus ja nos ensinava que devemos primeiro buscar o reino dos céus e o mais nos será acrescentado. o que há no reino dos Céus senão o amor, a doação de si, o companheirismo, etc...
Vou citar aqui uma pequena historia que ilustra bem esse pensamento.
Quem não conhece a historia do gari sorriso? Se você não conhece esse personagem de nosso país, vou falar somente um pouco do que eu sei, mas, antes quero salientar que quando eu ainda era criança, ouvia muito as pessoas dizerem que se um indivíduo não estudasse que este puxaria carroça ou que seria um gari, para mim, ser gari era uma humilhação, para mim e para qualquer carioca.
Mas, vamos ao caso do gari sorriso, o gari sorriso foi escalado pela prefeitura juntamente com diversos amigos seus de profissão para limparem a passarela do samba no rio de janeiro após a passagem de cada escola de samba na avenida, alguns de seus amigos de trabalho devem ter recebido tal noticia de que teriam de trabalhar no período do feriado de carnaval como uma tarefa ruim. acredito que gari sorriso pensou de maneira diferente, o gari sorriso cumpria sua tarefa com grande satisfação e alegria e ao final da passagem de cada escola de samba ele varria a avenida com satisfação e fazia de sua tarefa uma apresentação individual, sambava com a vassoura e varria com um largo sorriso a avenida.
Vale ainda dizer, que o gari sorriso é negro e como todo negro deve ter sofrido discriminações em sua vida, ah também quero dizer que não é um negro bonito, mas, com toda certeza é um negro feliz e a sua felicidade é espalhada com sorrisos e danças de alegria, tornando ele amado por todos.
É certo que em uma escola de samba existem centenas de componentes, alas inteiras de pessoas fantasiadas que realizaram diversos ensaios para o dia do grande desfile, carros alegóricos construídos com tecnologias de ultima geração e o enredo é pesquisado durante meses por diversos compositores para formar o samba, um samba enredo leva um ano inteiro para ser escolhido pela comunidade e fora os artistas, as mulheres maravilhosas que desfilam com pouca roupa, isso tudo e muito mais não garantem aplausos e nem que os espectadores se levantem ao passar de uma escola de samba que é considerado uma dos maiores espetáculos da terra.
O gari sorriso ao passar após uma escola de samba inteira fazia toda a platéia levantar e com aplausos o reverenciar, porque sorria e sambava ao limpar a avenida, o gari sorriso mudou sua vida, hoje ele já foi entrevistado por diversos programas e viaja o mundo inteiro representando nosso pais devido exclusivamente a sua simpatia, felicidade e amor.
A felicidade não foi comprada por ele, o gari já a possuía e certamente que se tivesse que realizar qualquer outra função ele a realizaria com a mesma felicidade, com um belo sorriso no rosto e sendo grato a tudo o que possui.
Fico imaginando quantas coisas poderiam ter feito com que este personagem vivesse triste ou deprimido, mas, a sua felicidade não esta calçada em posição social e nem em poder financeiro ou sequer na sua beleza a sua felicidade vem do espírito.
O gari sorriso buscou primeiro o reino dos céus e o mais lhe foi acrescentado, observo em pessoas bondosas que não estão ai pra modismos e nem para serem melhores que ninguém, pessoas que vivem a sua vida de maneira correta e são ate certo ponto subservientes, estas pessoas conseguem obter felicidade com o que possuem e geralmente são ícones mundiais.
Para concluir quero dizer que não devemos atrelar nossa felicidade a posição social e nem a poder financeiro, devemos ser bons no que fazemos e devemos fazer com alegria, gostar de tudo que temos, mesmo que não tenhamos tudo o que gostamos, o mais importante de tudo isso é não ficarmos parados pois, quem para morre e contribuindo com a sociedade de maneira correta um dia a tua vitória haverá de chegar, você será reconhecido.

Um comentário:

  1. O gari sorriso fez parte do vídeo que o Brasil expos em sua disputa para as olimpíadas de 2016 e se tornou vencedor. Obrigado sorriso, por mais esta vitória!!!!

    ResponderExcluir